segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Brincadeiras de criança

 
As professoras da Educação Infantil, poderão aproveitar a letra dessa música para levarem os alunos a produzirem uma lista de brincadeiras que gostariam de estar realizando durante a semana. Ou ainda, que cada aluno crie um desenho para demonstrar qual é sua brincadeira preferida. Podemos propor mais um item para a aula: numa aula de roda de conversa, cada criança  poderá apresentar seu desenho e explicar como é feita a brincadeira. Se a professora achar que a apresentação de todas as  crianças no mesmo dia possa ser cansativa, ela poderá dividir as crianças em vários grupos e cada grupo apresentaria em um determinado dia. 
Várias outras atividades poderiam decorrer a partir daí... basta soltar a imaginação.

Carneirinho Carneirão

Samba Lelê

domingo, 30 de agosto de 2009

Cantigas de rodas - A origem






Cantigas de rodacirandas ou brincadeiras de roda são brincadeiras infantis, onde tipicamente as crianças formam uma roda de mãos dadas e cantam melodias folcloricas, podendo executar ou não coreografias acerca da letra da música. É uma grande expressão folclórica e acredita-se que pode ter origem em músicas modificadas de um autor popular ou nascido anonimamente na população. São melodias simples, tonais, com âmbito geralmente de uma oitava e sem modulações. O compasso mais utilizado é o binário, porém não raramente também o ternário e o quaternário. Entre as cantigas de roda mais conhecidas estão Roda piãoEscravos de JóRosa juvenilSapo CururuO cravo e a rosa e Atirei o pau no gato.
Cantigas de Roda são um tipo de canção popular que são relacionadas às brincadeiras de roda. Nesse sentido carregam um melodia de ritmo limpo e rápido, favorecendo a imediata assimilação.Estão incluídas nas tradições orais em inúmeras culturas. No Brasil, fazem parte do folclore brasileiro, incorporando elementos das culturas africana, europeia (principalmente portuguesa e espanhola) e índia.Na matriz cultural brasileira tem um característica interessante que é autoria coletiva (ou anônima) pelo fato de serem passadas de geração à geração. Atreladas ao ato de brincar, consistem em formar um grupo com várias crianças (ou adultos), dar as mãos e cantar uma música com características próprias, como melodia e ritmo equivalentes à cultura local, letras de fácil compreensão, temas referentes à realidade da criança ou ao seu imáginário e geralmente com coreografias. As cantigas hoje conhecidas no Brasil têm origem europeia, mais especificamente de Portugal e Espanha.As cantigas de roda são de extrema importância para a cultura de um país. Através delas dá-se a conhecer costumes, cotidiano das pessoas, festas típicas do local, comidas, brincadeiras, paisagem , crenças,etc. .
Fonte: Wikypedia

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Poema - A festa da primavera



vogel069.gif (7245 bytes)






A festa da primavera


Inquietos passarinhos
construindo seus ninhos
pois,logo virão os filhotinhos


Flores por toda parte
cada cantinho é uma obra de arte.


Nos jardins, vaidosas rosas
abrem ao sol as pétalas formosas,
enquanto as tranquilas violetas,
esperam os beijos das borboletas.


Sons, luzes e cores
Os bichinhos e seus amores
E toda a floresta
se transforma numa grande festa.


O poema é da Regina e o Gif é do site maniagif
Atividades aqui

terça-feira, 18 de agosto de 2009

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Parlendas e trava-línguas 2

Olha o sapo dentro do saco

O saco com o sapo dentro,
O sapo batendo papo
E o papo soltando o vento.

#
Disseram que na minha rua

Tem paralelepípedo feito
De paralelogramos.
Seis paralelogramos
Tem um paralelepípedo.
Mil paralelepípedos
Tem uma paralelepípedovia.
Uma paralelepípedovia
Tem mil paralelogramos.
Então uma paralelepípedovia
É uma paralelogramolândia?
#Lalá, Lelé e Lili

E suas filhas,
Lalalá, Lelelé e Lilili
E suas netas
Lalelá, Lelalé e LeLali
E suas bisnetas
Lilelá, Lalilé e Lelali
E suas tataranetas
Laleli, Lilalé e Lelilá
cantavam em coro
LALALALALALALALÁ.

#
Não confunda

Ornitorrinco com
Otorrinolaringologista,
Ornitorrinco com ornitologista,
Ornitologista com
Otorrinolaringologista,
Porque ornitorrinco
É ornitorrinco,
Ornitologista é ornitologista
E otorrinolaringologista é
Otorrinolaringologista.
#

Larga a tia, largatixa!
Lagartixa, larga a tia!
Só no dia que sua tia
Chamar largatixa
de lagartinha!
#
Se cada um vai a casa de cada um
é porque cada um quer que cada um lá vá.
Porque se cada um não fosse a casa de cada um
é porque cada um não queria que cada um fôsse lá.

#
O tempo perguntou pro tempo

quanto tempo o tempo tem.
O tempo respondeu pro tempo
que o tempo tem tanto tempo
#
O que é que Cacá quer?
Cacá quer caqui.
Qual caqui que Cacá quer?
Cacá quer qualquer caqui.
#

Cadê o toucinho que estava aqui?
O rato comeu.
Cadê o rato?
O gato comeu.
Cadê o gato?
Foi para o mato!
Cadê o mato?
O fogo apagou.
Cadê o fogo?
A água secou.
Cadê a água?
O boi bebeu!
Cadê o boi?
Esta moendo o trigo.
Cadê o trigo?
O padre comeu.
Cadê o padre?
Esta rezando a missa.
Cadê a missa?
A missa acabou!
#
Uni, duni, tê
Salamê minguê
O sorvete é colorê
O escolhido foi você!
#
Senhora senhorita entre!
Senhora senhorita põe a mão no chão.
Senhora senhorita pule macarrão!
#
Olha o sapo dentro do saco
O saco com o sapo dentro,
O sapo batendo papo
E o papo soltando o vento.
#

O que está na varanda?
Uma fita de ganga
O que está na panela?
Uma fita amarela
O que está no poço?
Uma casca de tremoço
O que está no telhado?
Um gato malhado
O que está na chaminé?
Uma caixa de rapé
O que está na rua?
Uma espada nua
O que está atrás da porta
Uma vara torta
O que está no ninho?
Um passarinho
Deixa-o no morno
Dá-lhe pãozinho
#
Este diz: quero pão
este diz: que não há
este diz: que Deus dará
este diz: que furtará
este diz: alto lá
#
Se eu soubesse escrever na água
como sei escrever na arei
a
escreveria o seu nome
no sangue da minha veia
!
Fonte: site da Alzira Zulmira



Parlendas e trava-línguas

Parlendas e trava-línguas
1
Um ninho de mafagafos
Cheio de mafagafinhos
Quem desmafagafar o ninho de mafagafos
Bom desmafagafador será.
2
O rato roeu a roupa do rei de Roma.
3
Hoje é domingo, pé de cachimbo
O cachimbo é de barro
Bateu do jarro
O jarro é de ouro
Bateu no touro
O touro é valente
Bate na gente
A gente é fraco
Cai no buraco
O buraco é fundo
Acabou-se o mundo.
4
Uni dune tê
Salamê minguê
Um sorvete colorê
O escolhido foi você
5
La debaixo da pipa tem um pinto
quando o pinto pia, a pipa pinga
quando a pipa pinga, o pinto pia
quando o pinto pia, a pipa pinga
quando a pipa pinga, o pinto pia...
6
O doce perguntou pro doce
Qual era o doce mais doce
O doce respondeu pro doce
Que o doce que era mais doce
Era o doce da batata doce.
8
Ze prequeté
tira bicho do pé
pra comer com café.
-Não faça isso, José,
o pé tem chulé.
9
Lá em cima do piano
tinha um copo de veneno
quem bebeu morreu
o escolhido vai ser eu
10

Um dois
feijão com arroz
três quatro
feijão no prato
cinco seis
falar em francês
sete oito
comer o biscoito
nove dez
comer pastéis

domingo, 16 de agosto de 2009

Folclore - mula sem cabeça

A MULA-SEM-CABEÇA

Mula-sem-cabeça é uma lenda do folcore brasileiro, a sua origem é desconhecida, mas bastante evidenciada em todo Brasil.
A mula é literalmente uma mula sem cabeça e que solta fogo pelo pescoço, local onde deveria estar sua cabeça, possui em seus cascos, ferraduras que são de prata ou de aço e apresentam coloração marrom ou preta.
Segundo alguns pesquisadores, apesar de ter origem desconhecida, a lenda fez parte da cultura da população que vivia sobre o domínio da Igreja Católica.

Segundo a lenda, qualquer mulher que namorasse um padre seria transformada em um monstro, desta forma as mulheres deveriam ver os padres como uma espécie de “santo” e não como homem, se cometessem qualquer pecado com o pensamento em um padre, acabariam se transformando em mula sem cabeça.
Segundo a lenda, o encanto somente pode ser quebrado se alguém tirar o freio de ferro que a mula sem cabeça carrega, assim surgirá uma mulher arrependida pelos seus “pecados”.

Folclore - saci pererê

Saci-Pererê

A Lenda do Saci data do fim do século XVIII. Durante a escravidão, as amas-secas e os caboclos-velhos assustavam as crianças com os relatos das travessuras dele. Seu nome no Brasil é de origem Tupi Guarani. Em muitas regiões do Brasil, o Saci é considerado um ser brincalhão enquanto que em outros lugares ele é visto como um ser maligno.
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É uma criança, um negrinho de uma perna só que fuma um cachimbo e usa na cabeça uma carapuça vermelha, que lhe dá poderes mágicos, como o de desaparecer e aparecer onde quiser. Existem 3 tipos de Sacis: O Pererê, que é pretinho; O Trique, moreno e brincalhão e o Saçurá, que tem olhos vermelhos, como tochas de fogo.
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Ele também se transforma numa ave chamada Mati-taperê, ou
Sem-fim, ouPeitica, como é conhecida no Nordeste, cujo canto melancólico, ecoa em todas as direções, não permitindo sua localização. Este pássaro é o mesmo que deu origem ao mito da Matinta-Pereira.
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A superstição popular faz dessa ave uma espécie de demônio, que pratica malefícios pelas estradas, enganando os viajantes com os timbres dispersos do seu canto, e fazendo-os perder o rumo, não conseguindo mais achar o caminho do volta para casa.



Colorir os planetas
































Agora vocês podem se divertir colorindo e conhecendo nosso sistema solar

Dia do folclore- monte uma sereia



Lenda das Sereias


Oguntê, Marabô
Caiala e Sobá
Oloxum, Ynaê
Janaina e Yemanjá
São rainhas do mar

Mar, misterioso mar
Que vem do horizonte
É o berço das sereias
Lendário e fascinante

Olha o canto da sereia
Ialaó, oquê, ialoá
Em noite de lua cheia
Ouço a sereia cantar
E o luar sorrindo
Então se encanta
Com as doces melodias
Os madrigais vão despertar

Ela mora no mar
Ela brinca na areia
No balanço das ondas
A paz, ela semeia
Ela mora no mar
Ela brinca na areia
No balanço das ondas
A paz, ela semeia
A paz, ela semeia
A paz, ela semeia

Oguntê, Marabô
Caiala e Sobá
Oloxum, Ynaê
Janaina e Yemanjá
São rainhas do mar.


Que tal caprichar na montagem dessa sereia? A ideia veio do blog Desenho Colorê. Pode ser enfeitatada com glitter e lantejoulas. Ouça a música aqui.

Bolsinha de papel

Essa bolsinha pode ser usada para várias situações. A ideia foi encontrada no blog desenhocolore

Datas comemorativas de agosto


O mês de agosto é rico em comemorações:

sábado, 15 de agosto de 2009

Poema contra a gripe suína






Um poeminha para ajudar nossos alunos a se defenderem da gripe suína.

POEMA CONTRA A GRIPE SUÍNA

Um dois três

Vou dizer para vocês

O que devem fazer

Para a gripe suína não atacar.

As mãozinhas vou lavar

e muito sabão passar.

Use o lenço de papel

Quando for tossir ou espirrar

E também para o nariz assoar.

Não divida com outras pessoas

Seus objetos pessoais.

Cada um com seu copo, prato e talher.

E o lanche do colega nunca abocanhar.

Nada de beijinhos e abracinhos,

Basta um bom tchauzinho.

Pare aí companheiro,

A um metro de distância

Vou com você conversar.

Matenha –se distante

De pessoas aglomeradas

Portas e janelas nunca devem estar trancadas

Alimente-se direitinho ,

siga os conselhos dos mais velhos

Se algum sintoma acontecer

Pro doutor devo correr.

Vamos formar um grupo poderoso

E esse vírus derrotar

Um dois três

O vírus não tem vez.

O poema é da Regina e a ilustração encontrei no blog da Equipe Maneira.

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Convite do Rei Leão


Ideia puxa ideia fiquei imaginando uma atividade que poderia ser um pouco mais elaborada. Seria uma verdadeira aula festiva.
  • Uma pessoa bateria à porta da sala trazendo o convite do rei leão. Um exemplo de convite está postado logo acima. Podem ser criados outros.
  • As crianças da sala seriam convocadas a ajudarem as zebras a se prepararem para a festa, isto é, nesse momento seriam feitas as zebras de dobraduras e as crianças as enfeitariam como achassem melhor.
  • Um cantinho da sala poderia ser enfeitado com árvores floridas ( Recanto Florido) e um pedaço de plástico azul no chão com peixinhos vermelhos acabaria de compor a cena. Acredito que tudo deveria ser feito com a ajuda das crianças.
  • Zebras prontas e o Recanto das Árvores Floridas bem ajeitadinho, as crianças seriam chamadas para animar a festa das zebras. Nesse momento ficaria muito legal maquiar as crianças com listas de zebras.
  • Opa! Estava me esquecendo é preciso confeccionar um boneco bem caprichado do rei leão que é o anfitrião da festa.
  • Zebras e leão reunidas, as crianças seriam convidadas a animar a festa com cantigas e brincadeiras .
  • Seria muito legal mesmo, nesse dia, combinar com as mães um lanche partilhado.
  • Tudo pronto, agora é só curtir bem a festa, tirar muitas fotos que poderiam ser arrumadas em um mural.
  • Daí por diante é com você, professora...

Dobradura - zebra


Esta dobradura engraçadinha vem do blog Ideias Simples

Sugestões de Atividades:

Que tal fazer um mural com todas as zebras feitas pelos alunos e depois produzir um texto coletivo com o título: "O encontro das zebras" ?
Opa! Idéia puxa idéia. Acho que podemos incrementar mais essa atividade.


quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Objetivos Gerais da Educação Infantil






Objetivos gerais da Educação Infantil

A prática da educação infantil deve se organizar de modo que as crianças desenvolvam
as seguintes capacidades:

  • desenvolver uma imagem positiva de si, atuando de forma cada
vez mais independente, com confiança em suas capacidades e
percepção de suas limitações;
  • descobrir e conhecer progressivamente seu próprio corpo, suas
potencialidades e seus limites, desenvolvendo e valorizando
hábitos de cuidado com a própria saúde e bem-estar;
  • estabelecer vínculos afetivos e de troca com adultos e crianças,
fortalecendo sua auto-estima e ampliando gradativamente suas
possibilidades de comunicação e interação social;
  • estabelecer e ampliar cada vez mais as relações sociais,
aprendendo aos poucos a articular seus interesses e pontos de
vista com os demais, respeitando a diversidade e desenvolvendo
atitudes de ajuda e colaboração;
  • observar e explorar o ambiente com atitude de curiosidade,
percebendo-se cada vez mais como integrante, dependente e
agente transformador do meio ambiente e valorizando atitudes
que contribuam para sua conservação;
  • brincar, expressando emoções, sentimentos, pensamentos,
desejos e necessidades;
  • utilizar as diferentes linguagens (corporal, musical, plástica, oral
e escrita) ajustadas às diferentes intenções e situações de
comunicação, de forma a compreender e ser compreendido,
expressar suas idéias, sentimentos, necessidades e desejos e
avançar no seu processo de construção de significados,
enriquecendo cada vez mais sua capacidade expressiva;
  • conhecer algumas manifestações culturais, demonstrando
atitudes de interesse, respeito e participação frente a elas e
valorizando a diversidade.

Fonte: Referência Curricular Nacional para Educação Infantil- volume 1

domingo, 9 de agosto de 2009

Dia da Árvore

Sugestões de atividades:

  • O desenho pode ser usado como figura para colorir e ilustrar a comemoração do Dia da Árvore. A gravura poderá também ser trabalhada usando outros tipos de materiais como colagens de papéis coloridos, sementes, folhas secas, serragem colorida e misturada com cola, etc.
  • Pode ser usado ainda para uma produção coletiva de texto narrativo onde se estabelecerá um diálogo entre essas duas velhas árvores? O que nos teria para contar duas árvores tão antigas e com tantas experiências de vida? Solte a imaginação e construa uma bela história dialogada.
  • A história coletiva poderá ser apresentada de forma dramatizada nas comemorações do Dia da Árvore. Que tal belas fantasias de árvores inspiradas na gravura? Outros personagens também poderiam entrar nessa conversa.